quinta-feira, 28 de abril de 2011

Moda e cinema: uma bela sintonia

convite do evento

Aconteceu nos dias 28 e 29 de março o evento moda é coisa de cinema, uma iniciativa do curso de Design de Moda do Unipê, onde compareceram grandes nomes do cinema paraíbano dando palestras e exibindo alguns dos seus filmes.


Primeiro dia do evento, mesa redonda com cineastas locais: Torquato Joel, Ana Bárbara Ramos e João Carlos Beltrão, fechando a noite com exibições de curtas paraíbanos.



No segundo dia marcaram presença no evento a figurinista Caroline e o historiador de cinema Carlos Adriano, o qual deu a palestra que mais me chamou atenção pelo assunto. Carlos Adriano falou sobre a combinação de filmes clássicos e estilistas famosos como: "Esta noite ou nunca" (1931) com figurino de Coco Chanel e "Bonequinha de luxo" com figurino de Givenchy.




Acima Audrey Hepburn em "Bonequinha de luxo", filme tão clássico quanto o vestido preto Givenchy usado pela protagonista. O cinema vem influenciando a moda há anos, assim como a moda também influencia o cinema, eles andam sempre andaram juntos, talvez por terem um forte elo em comum, ambos são vendedores de sonhos, fato importantíssimo em um mundo cheio de acontecimentos desagradáveis. Por isso o cinema passou de apenas referência de moda para a maior fonte de marketing dela, transformando os filmes em uma grande publicidade para as grandes marcas, onde sempre há uma roupa tão protagonista quanto a personagem, se tornando um objeto de desejo. Desejo de ter a roupa e desejo também de "vestir" e sentir-se a personagem. Sendo assim Hollywood se tornou a principal fonte de pesquisa na hora em que os estilista poem sua criatividade à tona.




Vestido da estilista Jacqueline Durran usado por Keira Knightley em "Desejo e Reparação" (2008), eleito o mais bonito do cinema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário